A comunicação é uma característica fundamental, por estarmos em constante contato com todos os que nos rodeiam e com aqueles que estão distantes. Uma das melhores maneiras de conseguir isso é através do aplicativo de mensagens online chamado “WhatsApp”.
Você pode fazer o download do WhatsApp gratuitamente no seu celular, seja do iOS ou do Android. Tal como acontece com outros meios de comunicação, esta aplicação pode ser vítima de espiões que procuram saber do que estamos falando e com quem o fazemos. É por isso que vamos dar algumas dicas abaixo para que isso não aconteça.
Tabela de conteúdos
- 1 Apps que prometem espionar o WhatsApp: um golpe absoluto que beira o crime
- 2 Moralmente repreensível e também uma fraude
- 3 Por que espiam o seu WhatApp?
- 4 Como alguém espia seu WhatsApp?
- 5 Como saber se estão espionando seu WhatsApp?
- 6 Como podemos evitar rastrear o WhatsApp?
- 7 Evite tentar espionar ou hackear outros WhatsApps
Apps que prometem espionar o WhatsApp: um golpe absoluto que beira o crime
O WhatsApp entrou em nossas vidas em 2009 e, com isso, aprendemos uma nova forma de comunicação e interação com os outros. Ele nos ofereceu um sistema de comunicação ainda mais imediato do que o quase esquecido SMS, mas também muito mais invasivo. E acontece que o WhatsApp nos deu uma chave que, em alguns casos, pode levar à obsessão: saber quando nossos contatos estão online.
Além disso, o WhatsApp também implementou a possibilidade de saber se nossas mensagens foram lidas com a polêmica verificação em azul, mas parece que tudo isso não é suficiente para alguns quando se trata de controlar seus contatos. As lojas de aplicativos estão cheias de alguns Apps que prometem coisas como ser notificado quando um determinado contato está on-line e até mesmo monitorar todas as suas conexões.
Moralmente repreensível e também uma fraude
Como dizemos, parece que ser capaz de saber a última hora de conexão de nossos contatos ou se leram nossas mensagens não é suficiente para alguns, e basta dar uma olhada no Google Play para ver o número de aplicativos “stalkers” para WhatsApp que são oferecidos. E o que é pior, a enorme quantidade de downloads que eles mostram.
No entanto, como é de se esperar, esses aplicativos não apenas não funcionam (pelo menos nenhum dos que nós provamos), mas também aproveitam aqueles que procuram desesperadamente um aplicativo para espionar os outros, fazendo com que eles paguem pelos serviços premium por meio de compras no aplicativo, coletando dados pessoais.
Por que espiam o seu WhatApp?
Para começar, vamos falar um pouco sobre por que alguém iria querer bisbilhotar o WhatsApp alheio, porque todos podem ter uma “justificativa” para isso.
Primeiro, podemos falar sobre “pais preocupados” que procuram nas mensagens de seus filhos para verificar se não estão se relacionando com más companhias ou se estão fazendo coisas que eles não aprovam.
Em uma nota similar, há os “casais ciumentos”, que suspeitam que seus namorados, namoradas, maridos ou esposas estão sendo infiéis e procuram em suas mensagens para descobrir se é verdade.
Um caso aparte é o daqueles que buscam informações sobre nós.
Esses casos podem ser prejudiciais e não trazem nenhuma “boa intenção” relacionada a eles. Deve-se notar que, ao dizer isso, não estamos justificando ou defendendo esse tipo de violação de privacidade, mencionamos apenas algumas razões pelas quais elas ocorrem.
Como alguém espia seu WhatsApp?
Explicamos agora como é que alguém pode conseguir isso, assim também encontraremos uma maneira de evitá-lo. Além disso, devemos enfatizar que isso é uma invasão da privacidade dos outros e, portanto, é ilegal, por isso não daremos muita ênfase aos métodos que mencionaremos porque só procuramos informar, e não ensinar os outros a fazê-lo.
Espiar WhatsApp usando seu telefone
A maneira mais simples que alguém tem de espionar o nosso WhatsApp é usando o nosso telefone celular quando não estamos atentos e lendo nossas conversas diretamente a partir dele.
Usando WhatsApp Web com sua própia conta
Uma maneira de espionar o WhatsApp de alguém é através do “WhatsApp Web”, que é uma extensão do aplicativo que serve para rever o conteúdo do WhatsApp online através do navegador do seu computador. No entanto, se você quiser usá-lo para espionar o WhatsApp de alguém, é necessário que você tenha contato direto com o celular da pessoa.
Roubando a sua conta de WhatsApp
Este é um método que requer que o espião tenha acesso direto ao seu celular, porque ele precisa observar ou escanear o código de confirmação que o WhatsApp mostra na tela quando você faz o login com o seu número de telefone.
Espiar conversas de WhatsApp com o uso de um Keylogger
Esta é uma maneira de “hackear” o nosso WhatsApp. Consiste em instalar um aplicativo Keylogger no seu dispositivo, que fará um registro de todas as mensagens que você envia e recebe através do seu WhatsApp, portanto, você deve levar em conta sempre ter o antivírus atualizado.
Através de um aplicativo rastreador de WhatsApp
Há também um grande número de aplicativos, disponíveis tanto em computadores quanto em telefones celulares, projetados especificamente para rastrear e espiar o WhatsApp on-line, permitindo que hackers espionem nossas conversas e ligações sem ter nosso celular e sem que saibamos.
Como saber se estão espionando seu WhatsApp?
Se há alguém que já está espionando nosso WhatsApp e suspeitamos disso, há algo que podemos fazer para verificá-lo. Se ativamos a função de criptografia de ponta a ponta, que é a função de segurança do WhatsApp, podemos usá-la para monitorar se a criptografia das mensagens está sendo feita corretamente. Basta digitar “Configurações”, depois “Conta”, “Segurança” e finalmente “Mostrar notificações de segurança”.
Além disso, se forem usados métodos menos úteis, como roubar nossa conta, poderemos notar que, a qualquer momento, nossa sessão do WhatsApp foi encerrada. Finalmente, se alguém nos espiar pelo WhatsApp Web, podemos saber se, de um momento para o outro, as notificações de mensagens deixam de chegar ao nosso celular, isso significa que alguém já está verificando-as a partir do computador.
Como podemos evitar rastrear o WhatsApp?
Se suspeitarmos que alguém está procurando espionar nosso WhatsApp, ou simplesmente por puro cuidado, há várias etapas que podemos tomar para evitar que isso aconteça.
Evite deixar seu celular com outras pessoas
Como vimos, muitos dos métodos que os hackers usam para espionar nosso WhatsApp exigem que eles tenham acesso direto ao nosso dispositivo, por isso é uma boa ideia evitar dar o seu celular a outras pessoas ou impedir que elas o tenham sem nossa permissão.
Utilizar senhas
Se acontecer de alguém já ter se apossado de nosso telefone celular, proteger tanto o aplicativo em si quanto o WhatsApp com o uso de uma senha é uma das melhores defesas que podemos tomar.
Evitar conectar-se às rede wifi livres
Também vimos que há métodos que podem acessar nosso telefone celular se estivermos conectados à mesma rede Wi-Fi que o hacker que tenta nos espionar, por isso é aconselhável ficar de fora das redes Wi-Fi que não estão protegidas.
Cuidado com os links ou arquivos maliciosos
Se recebermos um link para uma página que não conhecemos ou um arquivo que não reconhecemos ou solicitamos, é melhor evitar abri-los ou baixá-los, pois podem ser maneiras de instalar softwares maliciosos em nosso dispositivo para espionar nosso WhatsApp ou qualquer outra informação.
Obtenha um antivírus
Uma boa opção de defesa é baixar um antivírus em nosso telefone celular, porque ele pode escanear nosso dispositivo em busca de programas suspeitos e até impedi-los de serem instalados sem que percebamos.
Ativar criptografia de ponta a ponta
Como discutimos anteriormente, essa é a opção de segurança do próprio WhatsApp. Após o download do WhatsApp, ativamos esta função, ela criptografará todos os arquivos, mensagens e chamadas que fizermos e recebermos, protegendo-os e impedindo que sejam interceptados.
Evite tentar espionar ou hackear outros WhatsApps
Ironicamente, muitos dos aplicativos ou métodos que estão disponíveis na Internet para espionar o WhatsApp de outra pessoa podem acabar instalando um software malicioso em nosso celular que acaba extraindo informações do nosso próprio WhatsApp.
O WhatsApp se tornou a melhor maneira de nos comunicarmos instantaneamente com as pessoas através da Internet, principalmente porque podemos baixar o WhatsApp gratuitamente. É onde compartilhamos informações pessoais e interagimos com nossos entes queridos sem ter que pagar para isso, e é por isso que devemos protegê-lo a todo custo.
É importante lembrar que, não apenas espionar as conversas de outra pessoa, seja ela sua parceira, sua mãe ou sua amiga, é algo moralmente deplorável, mas também constitui um crime que viola o direito à privacidade de informações pessoais.