Skip to content

eSports 2019

Para quem ainda não está familiarizado com o termo, esports são os esportes eletrônicos, onde os jogadores competem entre si em grupos ou individualmente, a depender do jogo e da competição. Estas competições são cada vez mais famosas e a cada ano que passa aumenta o número de esports, neste ano teremos mais de 20 campeonatos, e estamos falando somente dos jogos mais conhecidos, essa cifra aumenta se levarmos em consideração os eventos de jogos ainda não tão famosos e em fase de consolidação.

Estes eventos estão se tornando cada vez maiores porque há cada vez mais pessoas interessadas nos jogos eletrônicos. Há alguns anos este tema deixou de ser assunto relevante apenas entre as crianças e adolescentes e passou a fazer parte das conversas entre jovens e adultos, o público dos jogos virtuais não para de crescer. Esta crescimento tornou possível a profissão do gamer, pessoas que ganham a vida jogando um ou mais jogos virtuais competitivamente, apesar de ser uma profissão que exige muita competência e dedicação, há uma quantidade enorme de jovens e adultos tentando conquistar um lugar  entre os melhores, e, por incrível que pareça, os salários destes jogadores podem passar de 1 milhão de dólares mensais.

Os grandes eventos dos esports chegam a lotar grandes estádios e se tornam trending topics horas antes de que comece o torneio, com milhões de espectadores entre os presenciais e os que assistem as transmissões em tempo real dos campeonatos. Já há alguns títulos consolidados como o Counter Strike: Global Offensive, League of Legends, DOTA 2, Rainbow Six e Overwatch, mas há pelo menos uma dezena de jogos que estão em período de consolidação na dinâmica dos esports, como o Fifa, PES, Clash Royale, Fortnite, PUBG, NBA2K, Gran Turismo, etc…Aqui vamos falar dos 3 maiores esports da atualidade e de um novo fenômeno que está crescendo a passos largos e seus respectivos eventos.

Dota 2

É possível que Dota 2 seja o pai de todos os MOBAs(Multiplayer Online Battle Arena),  foi o primeiro jogo desta categoria a se tornar mundialmente conhecido e é o esport que celebra as maiores competições do mundo, consequentemente também é a plataforma que oferece os maiores prêmios a seus competidores. Este game nasce com a edição de mapas de outro grande jogo, o Warcraft 3. Foi criado um mapa com um estilo de jogo completamente diferente da proposta original do Warcraft, o Defense of the Ancients(DoTa), este modo de jogo começou a se tornar cada vez mais popular entre os usuários e começou a sua evolução até se tornar o que é hoje.

Apesar de que a saga Warcraft pertence á desenvolvedora Blizzard, DoTa nasce do trabalho voluntário de alguns usuários que posteriormente se separaram e começaram desenvolver jogos inspirados em DoTa para diferentes empresas, Riot Games e Valve. Houveram grandes discussões entre a Valve, a Blizzard e a Riot Games sobre quem era o verdadeiro criador e, portanto, dono da marca Dota, e após diversos processos judiciais foi a empresa Valve quem saiu vitoriosa e detentora dos direitos comerciais desta marca. A Riot Games desenvolveu o também aclamado jogo League of Legends e a Blizzard, por sua vez, desenvolveu Starcraft II e posteriormente Heroes of the Storm.

Hoje em día este é o game mais jogado do mundo, com até 40 milhões de acessos diários na plataforma Steam, todas as grandes equipes de esports participam de seus campeonatos e alguns dos jogadores mais famosos e bem pagos do mundo se dedicam integralmente a estas competições. A grande competição de Dota é o The International, ou TI, é o campeonato mundial onde compete a elite dos jogadores, este evento ocorre uma vez ao ano e para garantir uma vaga nele as equipes devem participar de outros eventos, os Minors e os Majors de Dota que ocorrem durante o ano, as performances nesses eventos irão somando pontos para as equipes que tentam garantir uma vaga no TI.

Dentre as maiores equipes e jogadores deste cenários podemos destacar:

  • Team Liquid com seu jogador estrela Miracle
  • Team Navi com o imbatível Dendi
  • Team Evil Geniuses com o grande Arteezy
  • Team Secret com o incomparável Misha

Calendário de eventos da temporada 2018/2019

  • 29 de outubro a 4 de novembro de 2018 – Dream League Temporada 10
  • 8 de novembro a 19 de novembro de 2018 – Kuala LumpurMajor
  • 7 de janeiro a 13 de janeiro de 2019 – The Bucharest Minor
  • 17 de janeiro a 27 de janeiro de 2019 – The Chongqing Major
  • 7 de março a 10 de março de 2019 – StarLadder ImbaTV Dota 2 Minor
  • 14 de março a 24 de marco de 2019 – Dreamleague Temporada 11
  • 22 a 28 de abril de 2019 – Dota PIT Minor
  • 4 a 12 de maio de 2019 – MDL Disneylândia
  • 10 a 16 de junho de 2019 – Starladder Ukraine Minor
  • 22 a 30 de junho de 2019 – EPICENTER Major

Counter Strike : Global Offensive

Counter Strike, conhecido entre seus usuários como CS é provavelmente o primeiro jogo a realizar grandes campeonatos ao redor do mundo e abriu as portas a diversos outros títulos posteriores, outros jogos já realizavam seus próprios campeonatos, mas este game definitivamente ampliou exponencialmente a quantidade de participantes e de espectadores desses eventos, foi uma febre em todo o mundo com a sua versão 1.5 e posteriormente a versão 1.6, praticamente todas as Lan-House, tinham o seu próprio clã que competia regionalmente o a nível global.

A versão mais atual deste jogo é o CS:GO, esta versão se consolidou como o segundo maior esport do mundo, tanto em numero de participantes, como em número de espectadores e também em relação ao valor dos prêmios, ficando atrás apenas de Dota 2 da mesma desenvolvedora, a Valve.

Este ano já tivemos a décima terceira temporada do IEM Katowice que ficou nas mãos dos dinamarqueses da Astralis. E o ano seguirá repleto de grandes eventos como a CS:GO Pro League , IEM Sidney, uma séries de competições da DreamHack.. Não faltarão oportunidades para que possamos acompanhar nossos times favoritos jogando nos mais altos níveis possíveis.

Ainda não sabemos que equipes participarão de cada torneio, já que as classificatórias ainda não foram abertas, mas sabemos que podemos contar com a presença de algumas equipes que sempre aparecem nestas competições, como a Astralis, FaZe Clan, Ninjas in Pyjamas, ENCE e Team Liquid dentre outros.

Algumas competições farão mudanças importantes em seus formatos, como é o caso da CS:GO Pro League, que já anunciou que este ano será diferente de todos os anteriores e que pretendem tornar a competição mais atrativa para o público e para novas equipes

Calendario de Eventos CS:GO 2019

  • DreamHack Rio – 12 e 13 de abril
  • IEM Sidney – 30 de abril a 5 de maio
  • DreamHack Master Dallas – 28 de maio a 2 de junho
  • DreamHack Summer – 15 a 17 de junho
  • ESL Pro League Occitane – 18 a 23 de junho
  • CSL One Cologne – 2 a 7 de julho
  • DremHack Montreal – 6 a 8 de setembro
  • DreamHack Roterdã – 18 a 20 de outubro
  • DreamHack Atlanta – 15 a17 de novembro
  • DreamHack Winter – 29 de novembro a 1 de dezembro

League of Legends

Mais conhecido como Lol, este jogo se tornou uma febre mundial e se consolidou entre os esports há vários anos, de fato, é um dos esports que acumula os maiores prêmios e compete para ter o maior número de equipes e espectadores ao redor do mundo, todos os meses se realizam centenas de pequenos torneios e competições, mas é claro que existem as grandes competições regionais, como o CBLol, a LEC e a LCS e as grandes competições mundiais, como a Mid-Season Invitational e o Lol Worlds.

No Brasil o principal evento é o CBLol, que tem 2 splits por ano, o campeão de cada uma delas garante sua vaga no MSI. Os jogos são realizados durante os fins de semana no estúdio da Riot Games, em São Paulo. A LEC é o campeonato regional europeu e a LCS o campeonato regional norte americano, também existem os campeonatos regionais asiáticos como a LCK e a LMS.
Além dos eventos já citados, está o All Star, uma competição mundial anual que costuma ter lugar ao final de cada ano e reúne os melhores jogadores ao redor do globo.  O prêmios para os campeões destas ligas chega a 1 milhão de dólares.

O MSI 2019 começará o dia 1 de maio e durará até o dia 19 de maio, ainda não foram divulgadas as datas do Campeonato Mundial ou do All Star deste ano.

Clash Royale

Todo o mundo que se interessa pelo mundo dos vídeo games já ouviu falar deste jogo, é um fenômeno que se espalhou pelo mundo numa velocidade incrível, um jogo vivo, dinâmico e extremamente variado de estratégia em tempo real. Talvez a maior diferença com os demais esports é que este jogo foi desenvolvido para os celulares, seus gráficos são muito mais simples que os demais títulos, porém possui um sistema de físicas, modos de batalha e estratégias que o tornam único.

Este jogo é uma versão mais leve, rápida e divertida do titulo anterior da Supercell, o Clash of Clans, ambos jogos compartilham muitos dos personagens e seus universos são muito semelhantes, mas as dinâmicas são completamente diferentes. 2 anos após o seu lançamento este jogo já tem dezenas de milhões de acessos diários ao redor do mundo, ano passado foi realizada a primeira edição de seu campeonato mundial por equipes que contou com a participação de grandes nomes e equipes dos esports, trata-se da CRL, a Clash Royale League.

A CRL premiou seus campeões com 1 milhão de dólares, já na sua primeira edição, este é o prêmio dado por algumas competições que já vem sendo realizadas há anos. A Supercell organizou competições regionais, que foram: CRL Latam, América do Norte, Europa, China e Ásia. Os campeões das regionais competiram entre si nas finais mundiais, o título ficou nas mãos da Nova Esports, a campeã chinesa derrotou a Vivo Keyd, representante da América Latina, na final.

Apesar de ter sido o maior até agora, a CRL não é o único evento de Clash Royale, só em 2018 foram realizadas mais de 50 competições e 2019 promete ter ainda mais, já que todos os holofotes estão sobre a Supercell neste momento.

As equipes brasileiras chegaram forte neste jogo, nenhuma conseguiu se classificar para as finais mundiais, mas foi por muito pouco. Já temos grandes nomes como o Surgical TS, Lucdubs e Renan Cava.

Definitivamente Clash Royale é um título que continuaremos vendo em grandes competições durante os próximos anos, já que seu desenvolvedor diz que veio para ficar, e até o momento tem superado as expectativas.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário